header

Festival Chico Pop acontece na próxima semana

* Por André Lima - Assessoria/A Cidade se Diverte

Jornalista Chico Pop é reverenciado através de Festival que promove e estimula a música

Inspirado no jornalista Francisco Ventura de Menezes acontece no próximo dia 25 de setembro o Festival Chico Pop, a partir das 17 horas, na Praça da Revolução. O evento conta com a presença das bandas Capuccino Jack, Fire Angel, Marlton, Ultimato (RO), Pia Villa, Mapinguari Blues, Camundogs e grupo Capu – com participação especial dos Porongas João Eduardo, Diogo Soares e Jorge Anzol.

Segundo Aarão Prado, vocalista da banda Camundogs e um dos articuladores do projeto, Chico Pop foi uma das primeiras pessoas no estado a trabalhar com jornalismo cultural e sintetizou de forma plena e incondicional seu amor pela cultura.

”Valorizar sua contribuição para a cultura é resgatar um pouco da história sobre a nossa arte. Admirador da música e de poesia nos deixou um legado incrível, repleto de lições de dedicação e altruísmo. O exemplo de Chico Pop nos motiva a sempre continuar vencendo barreiras e a fazer arte”.

São sete bandas acreanas e uma de Rondônia que trabalham com músicas autorais, mas que possuem estilos e ideologias distintas. Diego Torres - Dito; vocalista e guitarrista da banda Marlton, diz que este tipo de iniciativa é um instrumento fundamental de fomento a cultura e a música autoral.

“O Festival foi criado como um espaço genuinamente acreano para a difusão da música. Esses eventos servem para divulgar um pouco do que acontece no segmento musical da cidade, além de formar público e servir de incentivo na criação de novas bandas”.

Realização da banda Camundogs em parceria com vários produtores culturais independentes. Apoio do governo do Estado, através da Rádio Aldeia Fm – Sistema Público de Comunicação; Drogaria Leblon, Big Head Estúdio e Esfera Produções.

O Big Head Estúdio vai disponibilizar para todas as bandas participantes do evento a gravação de uma faixa musical, onde posteriormente fará parte de uma coletânea que leva o mesmo título do Festival.

* O André também é vocalista da banda Capuccino Jack

Festival Chico Pop 2008

Tudo bem, música até que rola quase sempre por aqui: em barzinhos obscuros, em boates com iminente risco de explosão ou nesses eventos que presenteiam seus frequentadores com camisas descartáveis, que raramente são descartadas e contribuem com a poluição visual nas academias da cidade.


E depois de muita indefinição sobre o local do festival - Aarão Prado, um dos organizadores, já cogitava até arrumar a varanda da sua casa pra receber o evento -, finalmente tivemos a boa notícia. A autorização foi concedida, e o festival ocorrerá mesmo na Praça Plácido de Castro, conforme estava previsto. Salvo engano, acho que é o primeiro festival de rock que será realizado na bela praça central da cidade após sua revitalização, conhecida também como Praça da Revolução.

Anota aí, então: o Festival Chico Pop ocorre no dia 25 de setembro (quinta-feira), à partir das 17 horas, na praça Plácido de Castro/Praça da Revolução, e terá a participação da

Cappuccino Jack,
Fire Angel,
Marlton,
Ultimato (Rondônia),
Pia Villa,
Mapinguari Blues,
Camundogs e
Grupo Capú,
nessa ordem.


*

A proposta dos organizadores é bem interessante e não deve se restringir à realização deste evento. Outras novidades na promoção da música acreana estão por vir, e brevemente você saberá mais a respeito disso aqui no Grito Acreano.

*

O nome do festival é uma homenagem ao já falecido jornalista
Francisco Ventura de Menezes, que escrevia uma coluna utilizando o pseudônimo Chico Pop em um jornal local. Tião Maia, também jornalista e amigo pessoal do Chico, escreveu um texto bacana sobre o "profeta do Underground", em março de 2006. Leia aqui.