header

CULTURA DO TURISMO - Construção Coletiva

Desde o dia 24 o coletivo vem organizando as atrações culturais no Stand Palco do P&IÁ e por lá passaram Camundogs, CIA Camalearte, Roda de Samba, Sonativo, Mogno, RB TRIO com a participação do Eduardo Di Deus na Bateria e Lina Graziela, Cappucino Jack, Pimenta de Cheiro/Verônica Padrão e Zé Jarina. Sempre com apresentações profissionais e agradando a todos os presentes. Mas, literalmente não tem como descrever o que aconteceu na última sexta feira, então, não irei atrever-me a tentá-lo e só registrar, que infelizmente não gravamos os shows para quem não foi, ter certeza do que perdeu. Os convidados foram Marisa Dwir, a brasiliense que chegou com seu violão, muita técnica e repertório intocável. Depois Kelen Mendes com suas composições, todo seu swing e dos meninos do RBTrio, com sua formação original Messias [contra baixo], Paulo [Bateria] e Charles [Guitarra]. Fechando Filomedusa, Zen, Tiago, Saulinho e CAROL FREITAS foi... Vou pedir licença e usar de uma expressão que Carol, sempre usa “lindo, lindo cara!”.

O Stand do P&IÁ fica na EXPOACRE 2010 onde acontece o I Salão Estadual do Turismo do Acre realizado pela SETUL com apoio da FEM.

por Alexandre Nunes
Fotos: Nanny Damasceno

O Sucesso do I Salão Estadual do Turismo é coletivo.

Uma verdadeira celebração as artes acontece no I Salão Estadual do Turismo do Acre realizado pela SETUL e parceiros, é lá, que diariamente no ‘stand’ do P&IÁ – produtores, comunicadores e fazedores de cultura estão se reunindo com toda diversidade autoral do nosso estado, para compartilhar esse momento que é impar, para cultura do turismo do nosso Estado. Empresas dialogando e buscando alternativas e parcerias, para o fortalecimento desta cadeia produtiva que é uma das mais, sustentáveis e inclusivas, de todas as alternativas e oportunidades que temos em nossa região. O nosso jeito, o nosso lugar, nossa gente trabalhando juntos, para receber todos que visitam o espaço.
É no palco que acontece o pocket show, intervenções teatrais e musicais.
Na terça feira quem abriu a noite foi o chorinho do SONATIVO, Jardel e sua turma mandaram ver o melhor do choro nacional e algumas composições autorais. O trio vem fazendo várias apresentações e a cada uma, o público dá uma resposta positiva para a evolução dos meninos. Logo na seqüência o palco foi dominado. Rapidamente o som de uma das mais promissoras bandas da nossa cena rock, a MOGNO, contagiou todos presentes. Daruek, o nosso amigo darú, e suas canções carregadas de influências britânicas fecharam a noite de terça feira. “...o que mais gosto na mogno é a bela variação melódica”, afirma Aarão Prado – Membro do coletivo P&IÁ.

Na quarta feira o Cappucino Jack, com uma claque profissional, “...os amigos e familiares prestigiaram nosso show” diz Hugo Costa [baixista], feliz com a apresentação que fez a alegria dos amantes do rock and roll, surpreendeu mais uma vez. A banda, que agora tem na batera a gata Kaline Rossi, vem amadurecendo rapidamente em todos os aspectos, tanto sonora e estética com uma performance pulsante e densa. Não menos pulsante foi a eletrizante apresentação dos meninos do RBTrio, que também contou as participações especiais, da bela Lina Graziela, do baterista Eduardo Di Deus, do Caldo de Piaba, que substituiu o Paulo Nobre, que na oportunidade tocou contra-baixo, porque o Charles foi tocar em outro espaço e acabou atrasando-se, com isso, o baixista do RBTRIO, Messias tinha outro compromisso e não pode tocar, a apresentação do trio teve também a participação do Zé Jarina, ele que abriu os serviços na quinta feira com seus causos e canções como Mani, Bicicleta, Cadê o ovo e João do Batelão. Na quarta feira quem fechou os trabalhos no palco do P&IÁ/Salão foi a grande voz de Verônica Padrão e o Grupo Pimenta de Cheiro, o forró pé de serra tomou conta do salão que de turismo virou de festa. Com um repertório com canções de André Dantas, Paulo Arantes, Narciso Augusto, Dominguinhos e Luiz Gonzaga a noite foi encerrada com chave de ouro.

Por Alexandre Nunes
Fotos: Alexandre Nunes e Nanny Damasceno

I Salão Estadual do Turismo do Acre

Sem dúvida um espaço que precisa e deve ser preservado.

A sensibilidade e comprometimento de pessoas que acreditam no potencial autoral do Acre, sem nenhuma dúvida, foi fator propulsor para se garantir um espaço com toda estrutura para artistas, produtores e comunicadores apresentarem diariamente seus trabalhos, no I Salão Estadual do Turismo do Acre.

Um palco, na área central do salão; Não teria melhor ‘stand’ para expor nossa ‘arte’, serão 09 noites e já passaram por ele, os hermanos peruanos com sua musica folclore, com flautas e todo balanço latino que lhe é peculiar, os meninos da Banda Alter-Ego que apesar do pouco tempo de ‘estrada’, já são uma das promissoras bandas da nossa cidade. Com letras fortemente ligadas ao cotidiano e uma boa pitada de bom humor a banda abril o Show dos veteranos Camundogs, que como sempre levaram ao palco suas canções repletas de poesia, num show denso e tocante, marca registrada do grupo, apesar do pouco publico, os camundogs estavam bem a vontade e o show agradou em cheio.

E isso foi só o primeiro dia já no domingo, o clima foi outro, mais igualmente positivo. Abram alas para o alto astral do grupo Roda de Samba, um desfile de talento nas musicas autorais e versão do sambista acreano Da costa. É claro que os grandes mestres do samba também formam o repertório deste ótimo grupo da música acreana.

Segunda feira, o salão de turismo pode presenciar um show poderoso da cantora Verônica Padrão, no repertório, Mercedes Sosa, Pixinguinha, Narciso Augusto pra citar alguns, entre outros grandes artistas do mundo, do Brasil e do Acre. Um momento bem inusitado no show, foi à participação de uma família peruana, que parou o show, para tirar fotos com a interprete, que aproveitou o local oportuno pra relembrar a importância dessa integração. Afinal tudo acontece dentro de um salão de turismo.por Alexandre Nunes
Fotos: Nanny Santana e Alexandre Nunes

Camalearte apresenta “Acre Poético” no Salão do Turismo

Coletivo P&iá organiza apresentações artísticas durante a Expoacre

O segundo dia de intervenções artísticas no I Salão Estadual do Turismo teve a encenação “Acre Poético” com poesias de autores acreanos interpretadas pelos atores da Cia de Arte Camalearte. Parte das atrações organizadas pelo Coletivo de Cultura P&iá, o espetáculo foi apresentado no palco do Salão.

Atores jovens recitando poesias que retratam o cotidiano acreano, sem deixar de dar seu toque pessoal na hora da interpretação. Para o diretor da Cia de Arte Camalearte, Paulo Nascimento, esta experiência, que é nova, visa incentivar os novos talentos das artes cênicas. “Esperamos que o público prestigie, afinal são adolescentes que gostam de fazer arte.”, afirma.

São nove atores encenando 13 obras de poetas como Hélio Melo, Betho Rocha, Florinda Esteves, Nilda Dantas, entre tantos outros. Cada poema foi escolhido pelos próprios atores.

Paulo Nascimento exalta o apoio do Coletivo P&iá com realizações como esta no salão do Turismo. “Interessante este espaço, além do P&ia, temos o apoio da Fundação Garibaldi Brasil e Gutierrez Contabilidade para fazermos nosso trabalho.”, explica.




por Helder Cavalcante Jr./ABRAJET-AC

Fotos: Marcos Vicenti/Amazôniaphotos

I Salão Estadual do Turismo do Acre

Uma das grandes novidades da feira agropecuária - Expoacre 2010 será a realização do primeiro I Salão Estadual do Turismo do Acre. Um evento, a exemplo do encontro nacional, reúne no mesmo espaço Governo do Estado, operadoras e agências de turismo, representantes da rede hoteleira, artistas e produtores culturais e do Ministério do Turismo. A proposta é apresentar os roteiros e o potencial turístico do Estado.
A programação cultural organizada pela Setul e coletivo P&iá busca se utilizar do ambiente de negócio que é fomentado através do salão, com apresentações teatrais e musicais diárias, de 24 de junho a 01 de agosto, os visitantes terão uma amostra do potencial artístico autoral de nosso estado.

Confira a programação e prestigie o I Salão Estadual do Turismo do ACRE.

Sábado 24
20h – Solenidade de abertura oficial do I Salão Estadual do Turismo
21h – Discotecagem AcrePoéticaSonora
22h – Camundogs [Show Musical]

Domingo 25
20h – Discotecagem AcrePoéticaSonora
21h - Cia Camalearte – [Espetáculo Teatral]
22h - Roda de Samba – [Show Musical]

Segunda 26
20h – SHOW PERU [Show Musical]
21h – Kanarô [Show Musical]

Terça 27
20h – Discotecagem AcrePoéticaSonora
21h – Sonativo [Show Musical]
22h - Mogno [Show Musical]

Quarta 28
20h – SHOW PERU [Show Musical]
21h - RB TRIO [Show Musical]
22h – Cappucino Jack [Show Musical]

Quinta 29
20h – Discotecagem AcrePoéticaSonora
21h - Elias Colega & Forró do Cachoeira [Show Musical]
22h - Pimenta de Cheiro/Verônica [Show Musical]

Sexta 30
19h30 - Ivan e Roberta [Espetáculo Teatral]
20h00 – Kanarô [Show Musical]
20h45 - Marisa Dwir [Show Musical]
21h15 - Kelen Mendes [Show Musical]
22h – Filomedusa [Show Musical]

Sábado 31
20h – Discotecagem AcrePoéticaSonora
21h - Degradê [Show Musical]
21h25 - Ana e os Lobos [Show Musical]
22h - Mapinguari Blues [Show Musical]

Domingo 01 de agosto
19h – Cortejo Vivarte
20h – O casamento da filha do mapinguari [Espetáculo Teatral]
21h - Clenilson & Os lendários [Show Musical]
22h - Heloy de Castro [Show Musical]

FESTIVAL CHICO POP

Edição Rafael Cavalheiro - Imagens Hugo Costa

Festival Chico Pop 2010 no Geração Gazeta

CANCELAMENTO

O Coletivo de Cultura P&iá informa que a reunião que aconteceria hoje, às 17h, entre fazedores de cultura e José Lucimar Zunga Alves de Lima, Diretor Institucional - Oi Futuro, foi adiada.

Ele, que estaria em Rio Branco para visitar projetos da empresa, também ampliaria sua agenda para conversar com fazedores, produtores, grupos e associações relacionados à cultura rio-branquense, através de contato feito com Coletivo de Cultura P&iá, para falar dos recursos da OI Futuro às produções culturais, com objetivo de fortalecer a rede de cultura local.

José Lucimar Zunga vai remarcar a data de sua visita, com o compromisso de realizar esse encontro em sua vinda. O Coletivo de Cultura P&iá, informará, assim que confirmada, a data desse encontro.

Atenciosamente,

Coletivo de Cultura P&iá

Convite para o povo da cultura de Rio Branco!

Nós do Coletivo de Cultura P&iá estaremos reunindo na próxima semana, com José Lucimar Zunga Alves de Lima, Diretor Institucional - Oi Futuro, que vem a Rio Branco para agenda institucional. Que segue:

Programação:

06/07 às 09:00h – Escola Ione Portela da Costa Casas

06/07 às 15:00h – Escola Francisco de Paula Oiticica Filho

07/07 às 09:00h – Escola Francisco Augusto Bacurau

07/07 às 10:30h – Escola Irmã Maria Gabriela

O mesmo estará em Rio Branco a partir do dia 05 de julho, portanto a ideia é reunirmos para uma conversa nesta segunda-feira, 5, às 18h, no Auditório do Palácio de Justiça.

Assim, gostaríamos de ampliar esta conversa e convidamos os fazedores, produtores, grupos e associações relacionados à cultura rio-branquense. Nós, integrantes do P&iá, pensamos que tal contato com esta instituição pode ofertar mais recursos às produções culturais, fortalecendo a rede de cultura local.


Não deixe de ir e juntos cresceremos em prol da cultura de Rio Branco.


Atenciosamente,



Coletivo de Cultura P&iá

Boletim do Pop

Apoio Cultural