header

Semana Pop interage com Som da Floresta

Conhecido por seus nove anos de atuação, despertando em crianças e adolescentes o gosto pela música, pelo tocar e também construir. É isso mesmo, afinal, são os próprios cinqüenta alunos do projeto Som da Floresta que participam da criação de seus instrumentos feitos de material reciclado. Criado para atender meninos e meninas de 6 a 14 anos, o projeto também foi beneficiado pela Semana Pop, com uma descontraída oficina ministrada pela tecladista da banda O Sonso, que veio ao Acre para participar do Festival Chico Pop, a cearense Julianne Frenkiel.

Durante uma manhã, Julianne, que é voluntária em trabalhos comunitários ministrando oficinas de musicalização infantil, realizou uma dinâmica com os alunos do Som da Floresta, que engloba pessoas dos bairros Vanderley Dantas, Xavier Maia, Adalberto Sena. Mas a grande surpresa foi mesmo para a tecladista, que se impressionou com os alunos do projeto. "Eles são musicalizados, já possuem toda uma noção rítmica. Fiquei surpresa com a desenvoltura das crianças, todos com uma boa noção do que estão fazendo, construindo ali", comenta Julianne.

O projeto Som da Floresta é coordenado por Célia Pedrina e tem como professores Neiva Nara, Vanessa França, Maiara Montenegro, José Antônio, Daniel e Daniela. Ele tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour, Secretária da Floresta, e da prefeitura de Rio Branco, através da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil. Além de aula de percussão, os alunos estudam teatro, balé clássico, yoga e praticam brincadeiras e exercícios no espaço onde funciona o Ponto de Cultura Som da Floresta. Neiva, que atua na iniciativa desde sua criação, comenta que o grande objetivo do projeto é despertar o gosto musical pela sonoridade, ressaltando as raízes musicais, que estuda desde o xaxado ao maracatu. Agora mesmo, os alunos estão fazendo audição com um cd de chorinho, segunda Neiva.

Antes do Som da Floresta a vida das crianças tinha outra rotina. Quando não estavam na escola, ficavam ociosos em casa ou na rua. Alice Almeida, 14 anos, participa do Som da Floresta há sete anos. "Eu só ia para a escola e ficava em casa sem fazer nada, hoje quando não estou na escola, estou aqui, aprendendo. Ante conhecia pouco de música, só o que eu ouvia por aí, hoje conheço muitas músicas brasileiras", diz.

Convidados para a Semana Pop, a troca de experiências entre a tecladista Juliana e as crianças e adolescentes do Som da Floresta rendeu em uma manhã de muita interação, troca de conhecimento e carinho. A Semana Pop e o Festival Chico Pop são realizados pelo coletivo de cultura P&iá, apresentado pela OI e Governo do Estado, com apoio cultural da OI Futuro, RB Studio, Esfera Produções, Aldeia FM, TV Aldeia, Drogaria Leblon, Ecomania.

Foto: Agência de Notícias do Acre

0 comentários:

Boletim do Pop

Apoio Cultural

Arquivo