header

Semana Pop e suas atrações

Saiba sobre as debates, oficinas e workshops que rolam no 3º Festival Chico Pop

A contagem regressiva para o Festival Chico Pop já começou. Com objetivo de ser acessível ao grande público e valorizar o trabalho do artista local, todos os workshops, oficinas e shows ligados ao evento são gratuitos. Tudo começa nos dias 21 e 22 de junho, com a "Oficina Teatral POP de Rua", ministrada pelo ator, diretor e produtor Ivan de Castela. O teatro de rua, vertente cênica conhecida pelo seu engajamento social e popular, é o foco da oficina que acontece a partir das 15h, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CERBR).

Na terça-feira, dia 22, é a vez do audiovisual acreano se apresentar na Avant-Premiere do documentário "O Teatro de Betho Rocha", dirigido pelo cineasta Ítalo Rocha. Betho Rocha foi um dos maiores expoentes do teatro no Acre, com destaque tanto atuando quanto produzindo espetáculos. Além de ser um estudo histórico, o documentário usa linguagens artísticas, característica inseparável de Betho. A exibição acontece no Teatro Hélio Melo, às 19h30.

Continuando a "Semana Pop", dia 23 acontece na Filmoteca da Biblioteca Pública, às 19h, outra edição do Encontro dos Twitteiros Culturais do Acre. Sempre com debate descontraído sobre diversos temas envolvendo uma das mais populares ferramentas de comunicação da internet: o Twitter. Nesta oportunidade será discutido acerca do tema "Cultura nas mídias alternativas".

No dia 24, as atrações ficam por conta de um workshop musical e a exibição e debate sobre um documentário. No Usina de Artes João Donato, a partir das 15h, acontece o workshop "Gravação e Produção Musical" que terá como mediador o guitarrista do Los Porongas, João Eduardo. Serão abordados desde a "história da produção musical no rock mundial" até tópicos mais técnicos como o "processo simples de mixagem em programas de computador". Em seguida, às 19h30, a Filmoteca da Biblioteca Pública será palco para a apresentação do documentário “Um igarapé no meu quintal” de Gilberto Ávila. O próprio autor do filme participa de debate com os presentes sobre recursos hídricos e meio ambiente e cidadania.

Já no dia 25 de junho, o Coletivo P&iá, em parceria com o projeto "Sempre Um Papo", terá lançamento do livro e bate-papo Fabrício Carpinejar. O escritor gaúcho conhecido por suas crônicas e uso de novos tecnologias como o Twitter para propagar seus textos e pensamentos. A conversa com Carpinejar acontece no Teatro Hélio Melo, às 17h. "O panorama sobre os caminhos da música, redes e cooperativismo" é tema da mesa-redonda que rola no Teatro Hélio Melo, às 19h. Um dos convidados para este bate-papo musical, é Gerson Conrad, ex- guitarrista da lendária banda Secos e Molhados.

E no fechamento desta etapa de exibições, workshops e oficinas do Festival Chico Pop, no dia 26, é o momento do workshop "Criação Poética na Música" que terá como mediadores Aarão Prado e Kílriu Farias. Este encontro acontece na Usina de Arte, a partir das 9h30. Será discutido a poesia no Brasil,
poesia no rock, entre outros pontos fundamentais para composição de letras musicais.

Inscrições no site

Os interessados em participar das oficinas e workshops devem se inscrever clicando aqui. Vale lembrar que todas as incrições são gratuitas. Em razão do número limitado de lugares, a organização do Festival teve que disponibilizar o espaço "Cadastro" para quem deseja participar de alguma oficina ou workshop. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.


0 comentários:

Boletim do Pop

Apoio Cultural

Arquivo