header

Roqueiros cearenses e a lenda da música brasileira

Conheça alguns dos destaques da música nacional se apresentarão no 3º Festival Chico Pop

Não é porque a marca do Festival Chico Pop é a valorização das produções artísticas acreanas, que o intercâmbio e interação com o restante do Brasil não é bem recebido. Para a terceira edição do evento, o Coletivo de Cultura P&iá traz uma atração nacional. Ou melhor: duas. No sábado, 26, a plateia que estiver na Concha Acústica do Parque da Maternidade poderá acompanhar no encerramento dos shows, a banda cearense, destaque do circuito independente, "O Sonso". Durante sua apresentação, eles contarão com a participação especial de uma das lendas da música brasileira: Gerson Conrad, ex-guitarrista da banda "Secos & Molhados".

O Sonso: a mistura musical do Ceará
Liderada pelo irreverente vocalista e letrista Daniel Groove, a banda O Sonso apresenta canções que integram, na mesma sonoridade, o rock e a canção romântica brasileira, chamada de brega, mas que a banda valoriza e ressignifica, numa obra inovadora, para fazer dançar, cantar e se emocionar. De letras fortes, potencializadas pela performance do vocalista, O Sonso veio para atingir o grande público, com a pretensão única de fazer boa música bebendo em todas as fontes.

A proposta sonora de integrar a canção romântica brasileira com a força do rock fica evidente nos arranjos sugeridos pelos teclados quase psicodélicos de Joo Frenkiel. A noção do tempo fica diluída, sintetizada a uma “ideia na cabeça, poeira na cabeça e um poema pra você” – e fica para o ouvinte essa oferta subjetiva, perceptível nos instantes da audição do CD, mas que pode ser degustada em cada verso.

Nas apresentações ao vivo, a performance de Daniel Groove é marcante – ele fala com o público, diverte-o e conta histórias, sem deixar o ritmo da apresentação cair. Daniel não tem medo de olhar nos olhos das pessoas e transmitir, por eles, pelas entoações vocais e pelos gestos, toda energia poderosa que emana das canções: Daniel é o amplificador físico das emoções que correm no palco e nos arranjos. A combinação dos versos com a fusão dos ritmos – e tudo cifrado na presença de palco e na expressão corporal de Daniel: isso é O Sonso. Suas músicas estão disponíveis no endereço eletrônico: www.myspace.com/osonso

A trajetória de Gerson Conrad
Gerson Conrad ficou conhecido ao ingressar no ano de 1973 no grupo Secos & Molhados, que contava com João Ricardo e Ney Matogrosso. Foi o responsável por uma das canções mais clássicas do grupo, e da época: "Rosa de Hiroshima", um poema de Vinicius de Moraes musicado por Gerson. No segundo disco do grupo, de 1974, foi compositor de mais uma canção, "Delírio".

Com o término do grupo no ano de 1974, Gerson se juntou-se ao letrista Paulo Mendonça e a atriz e cantora Zezé Motta, e lançou em 1975 o disco Gérson Conrad e Zezé Motta, no qual se destacaram as canções "Trem noturno" e "A dança do besouro". Em 1981, fez um outro trabalho solo, Rosto Marcado, lançado pela gravadora Som Livre, seu último disco lançado até então.

Hoje Gerson Conrad tem sua banda, Trupi, que mantém em seu repertório algumas canções dos Secos & Molhados, e canções de blues e rock. Atualmente estão com o espetáculo que leva o nome de "Bons Tempos", uma das canções escritas por Gerson Conrad.

O 3º Festival Chico Pop é apresentado pela OI, Governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour, com apoio cultural da Oi Futuro, Drograria Leblon, RB Studio, Esfera Produções, Ecomania, TV Aldeia e Rádio Aldeia FM.

Fonte: O Sonso e Gerson Conrad


0 comentários:

Boletim do Pop

Apoio Cultural

Arquivo