header

Oficina Teatral POP de Rua começa na segunda-feira

O teatro de rua é um dos atrações da Semana Pop

Nos dias 21 e 22 de junho acontece a Oficina Teatral POP de Rua, que faz parte das atrações da Semana Pop promovida pelo Coletivo P&iá. A oficina será realizada no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CERBR), entre 15h e 18h. Todas as ações da Semana Pop e do 3º Festival Chico Pop são gratuitas, inclusive esta oficina. As vagas estão abertas e quem se interessar pode se inscrever no local do curso ou clicando aqui.

O nome de Ivan Ferreira pode não ser dos mais populares em Rio Branco. Porém, se chamarmos pelo seu nome artístico, poucos dessa cidade não reconhecerão a pessoa: Ivan de Castela. Ator, diretor, apresentador, mestre-de-cerimônias, entre outras funções, esse rio-branquense de 39 anos é figura fácil quando o assunto é teatro. E a Oficina Teatral POP de Rua é ministrada por ele. "Quem quiser participar é só chegar e, se puder, traga um instrumento musical de qualquer tipo para utilizarmos durante o curso", avisa.

Ivan e o teatro de rua

Com 27 anos de atuação nesta vertente cênica, Ivan começou sua carreira na peça "Eraumavez" - grafada em uma única palavra mesmo - do teatrólogo Jorge Carlos. "Eram reuniões entre grupos teatrais e militantes de movimentos sociais. Tínhamos dificuldades, pois era época da ditadura", recorda.

Não é por acaso que o teatro de rua é associado aos movimentos sociais e protestos políticos. "Na rua, temas abordados no teatro têm que tocar mais profundamente as pessoas. Tem que chamar a atenção mesmo", diz Ivan ao salientar que, neste caso, o termo "político" se refere ao cotidiano das pessoas.

Colega do saudoso jornalista Chico Pop, patrono do festival, Ivan de Castela lembra como o ativista cultural ajudaria na oficina. "Chico me diria: 'Fazer, eu não farei a oficina, mas dou a maior força.'", brinca.

Os certificados para os participantes das oficinas estarão disponíveis em formato digital neste site.

0 comentários:

Boletim do Pop

Apoio Cultural

Arquivo