header

Bate-papo musical na Semana Pop

Três dias de pura conversa musical, assim se define algumas das atividades oferecidas durante a Semana Pop. Com bate-papos sobre música nas suas mais variadas possibilidades, foram realizadas os workshops de "Gravação e Produção Musical" e "Criação Poética na Música", e a mesa-redonda abordando "A rede da música". Na quinta-feira, 24, a "troca de figurinhas" entre técnicos de som, músicos e demais curiosos se deu na Usina de Artes, no workshop "Gravação e Produção Musical' ministrado pelo guitarrista do Los Porongas, João Eduardo, e pelo baixista d'O Sonso, Klaus Sena. A conversa abordou a experiência de ambos com a produção de seus trabalhos, além de teoria sobre som, microfones, entre outros tópicos.

Em uma demonstração que o músico atual precisa ter conhecimento sobre técnicas de gravação, a dupla usou com frequência as suas próprias obras, explicando como se deu captou cada sonoridade. "É preciso que saber bem o que se quer neste processo de gravação e mixagem", explicou Klaus. Mas ambos deixaram claro que sempre há espaço para criatividade. "Apesar de todo conhecimento técnico, o mais importante ainda é colocar sua marca pessoal no trabalho feito", afirmou João Eduardo.

Talvez o evento mais abrangente da Semana Pop, em relação ao público-alvo, a mesa-redonda sobre "A rede de música" serviu como fórum de discussão a respeito deste segmento artístico. Entre os integrantes da mesa estavam Daniel Groove, vocalista d'O Sonso; Rogério Duarte, professor de literatura e ativista cultural; Aarão Prado, vocalista do Camundogs; Jorge Anzol, baterista do Los Porongas; Daniel Zen, presidente da Fundação Elias Mansour, sendo que a medição foi realizada pelo radialista Márcio Bleiner. Músicos , jornalistas e demais envolvidos com música presentes debateram acerca da atual conjutura e possibilidades econômicas para os profissionais do gênero, qualidade das produções, incentivos financeiros da iniciativa privada e pública etc.

Fechando a Semana Pop, o workshop de "Criação Poética na Música" foi uma conversa entre amigos sobre o processo de composição de letras para canções. Nomes de peso como Gerson Conrad (ex-Secos & Molhados) e Rogério Duarte compartilharam suas histórias com compositores acreanos como Diogo Soares, Aarão Prado e Kilrio Farias. Motivações, processos de criação, regionalismo, entre outros temas se apresentaram durante o evento.

Apesar da Semana Pop estar em seu final, o Festival Chico Pop apenas começa. Dias 26 e 27 de junho, a Concha Acústica recebe, a partir das 17h, as 11 atrações acreanas e a banda cearense O Sonso que conta com a participação especial do guitarrista e ex-membro da lendária banda Secos e Molhados, Gerson Conrad.

0 comentários:

Boletim do Pop

Apoio Cultural

Arquivo