header

Aulas de stencil na Semana Pop

O artista Babu leciona sobre stencil art

Agregada à programação da Semana Pop, na terça-feira, dia 22, acontece a Oficina de Stencil, ministrada pelo artista Babu. A oficina acontece na Sala de Artes do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, CERBR, das 8h às 11h. Se o número de inscritos no curso for muito grande, será aberta outra turma no período da tarde, com aulas das 14h às 17h.

Na oficina, a turma verá a história do stencil, suas tendências, transferência, recorte e impressão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local ou clicando aqui. É necessário levar uma camiseta branca.

A arte do stencil

A origem do stencil se encontra na China, juntamente com a invenção do papel, no século 105 d.C. Antes disso a técnica utilizava-se de elementos naturais, como folhas e rochas, para fazer as máscaras das partes que não se podia colorir com os pigmentos. Com o uso do papel se começou a entalhar a forma, o desenho, a escrita e tudo o mais que se quisesse reproduzir fielmente. Se pode dizer que o stencil foi a primeira forma de gravura.

Nos anos 600, na China, começaram a fazer desenhos mais complexos e aplicar a técnica para a decoração de tecido, embora com o uso de poucas cores. Porém, foi no Japão que a técnica do stencil sobre o tecido se aperfeiçoou com a introdução de uma primeira máscara lavável e, conseqüentemente, reutilizável. O papel recebia, antes de ser entalhada com o motivo desejado, um tratamento especial com suco de caqui. Isso o deixava impermeável.

O stencil vem sendo muito utilizado para decorar paredes, móveis e outros objetos. Trata-se de uma técnica simples com moldes vazados recortados em papel que pode, ocasionalmente, ser conjugada com múltiplas variações e assumir características diversas.


Fonte: Babu

0 comentários:

Boletim do Pop

Apoio Cultural

Arquivo