header

[Mapinguari Blues AO VIVO]

Ao vivo é o titulo do novo trabalho de uma das bandas acreanas que fazem a cena musical autoral do nosso estado e toda batalha dela valer à pena: Mapinguari Blues.
São 14 anos de experiência que, com certeza, dão amadurecimento suficiente para construírem novos arranjos para: A Fuga, Kaia Kaiei, Cidade Estranha, Distante, Bluesão Rosa, Grand Canyon, Seringais, Visões do Eterno, Voando no Passo e Viagem.

E pra falar um pouco sobre esse novo trabalho e destes 14 anos, conversei com Ronnie Blues e você pode conferir agora.

A banda já está na estrada desde 1996. Como foi e como é a trajetória do Mapinguari?
Começamos em maio de 96 e descobrimos que não era só tocar por tocar, tínhamos uma afinidade e bem cedo já percebemos que poderíamos falar de nossa terra sem perder a universalidade da musica.
O começo de tudo: Ronnie Blues (violões e voz), Neemias Maciel (guitarras e voz), Tony Ruela (gaitas) e Silvan Julio (baixo). Em 98, Marcelo Agripino (Teclados) chega e com essa formação ficamos até 2001, quando Marcelo foi assassinado; foi difícil, ficamos fracos; abalou, saca? Mas tínhamos que dar continuidade ao trabalho.
Recomeçamos e novamente, no mesmo ano, com o trio: Ronnie, Neemias e Charles. Tony e Silvan saíram e foram trabalhar em outros projetos. Ficamos tocando em bares e lavando sempre a música autoral como âncora do nosso trabalho.
Em 2004, gravamos nosso primeiro CD intitulado “A Fuga” com Charles, Neemias, Ronnie e Carlos Benjamim no baixo. Logo após o lançamento, fomos fazer uma tour pelo Rio de janeiro e ficamos lá até 2007. Quando, com Paulo Nobre na bateria, gravamos o CD Borboletas, que também contava com Jamiro Jr no baixo.
Em maio deste mesmo ano, voltamos pra Rio Branco e participamos de muitos eventos: Ao vivo na Aldeia, Festival Chico Pop 2008 e 2009,Varadouro 2007 e 2009, Xapuri Em concerto, Os sons da Cidade 2008 e 2009 e etc. No ano de 2009, gravamos o primeiro CD ao vivo na Usina de Arte João Donato.
É isso, ou dai continua! (risos)

Varias formações fazem a história da banda agora com Miuda, Charles, Paulo e você (Ronnie). Será que é definitiva?(risos)
Creio que a essência do Mapinguari sempre existirá. Mas tudo muda e confesso que eu sou o último dos remanescentes da banda; então, sou o representante dessa essência... E a proposta? Bem, é musica autoral... Charles e Paulo, já fazem parte da banda e hoje já fazem o DNA da Mapinguari Blues.

Vocês estão lançando um novo trabalho o CD ao vivo, como foi a construção deste repertório e o que podemos esperar, além é claro de toda energia do quarteto?
Foi uma nova experiência fazer um disco ao vivo e a sua construção tem muito a ver com novos arranjos, é pensar diferente o que já pensamos, louco (risos)... Efeitos psicodélicos, muita gaita, slides e fora que num show ao vivo é depositado todo o vigor e o feeling do blues.

A parceria com o Vivarte possibilitou também a gravação de um DVD tem data pra lançamento?
Não só a participação do Vivarte que deu todo o caráter cênico, mais também a JB som, o RB Estúdio nas gravações, na iluminação Luiz Rabicó, direção do show você, Alexandre Nunes. O lançamento do DVD provavelmente se dará após o mês de julho ou agosto. Estamos ai na correria de orçamento pra terminar de pagar produção e reprodução.

Vão disponibilizar o novo CD pra downloads?
Com certeza, mas quem quiser adquirir o original, claro, não só estará ajudando a gravação do próximo, (risos) mas vai contribuir com o que poucos não querem admitir que existe, mas tai a cena autoral musical do nosso estado. Poderia citar aqui Camundogs, Grupo Capú, Danah Costa, André Dantas, Roda de Samba, Terreirão do Samba, Degradê, Heloy de Castro, Maria Joana, Graça Gomes, Álamo Kário, Zé Jarina, Los Porongas, Mogno, Caldo de Piaba, Filomedusa, Parafal, Alter Ego, Monterinho, Jorge Cardoso, J Meneses, Franco Silva, Pimenta de Cheiro, Verônica Padrão, Som da Madeira, Narciso Augusto, Alberan Morais, Alberto Louro, Alê Ferreira, Jabuti Bumbá, Survive, Sérgio Souto, Kelen Mendes, Fire Angel, Yaconawas, Caro John, Silver Cry, Dream Healer, Capuccino Jack... (risos) puts! Eita, my fish! Ainda tem gente que teima.

Quando, onde e como será o show de lançamento?
Temos dois lugares nos quais gostaríamos muito poder tocar: o anfiteatro Jorge Nazaré e o parque Capitão Ciríaco. Vamos esperar pra ver, temos que fazer umas conversas... Mas promessa, a Aldeia será a primeira a saber. Falou?!!!

Alexandre Nunes Nobre - Coluna Nossa Música [blog: http://radioaldeia.blogspot.com]
e-mail:alexandre.com@gmail.com
twitter: @alexandre_nunes

0 comentários:

Boletim do Pop

Apoio Cultural